Notícia
Data: 03/05/2019

ARTIGO ASPIRINTER E POSTULINTER 2019


Por: CIPSCS
MEMORARE

ARTIGO ASPIRINTER E POSTULINTER 2019

Ter uma autoestima equilibrada é imprescindível para uma vivência saudável consigo, com os outros e com Deus. O caminho para isso é um trabalho intenso de autoconhecimento feito sob a liberdade de cada pessoa. Esse tema bastante contundente, foi trabalhado na 1ª edição do Aspirinter e Postulinter deste ano cuja assessora foi Irmã Amparo Machado. O Encontro é anualmente promovido pela Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) e ocorreu no Centro de Formação Memorare.

                Ao todo o grupo somou 40 pessoas, entre formandos e formadores de Ordens e Congregações religiosas diversas que pararam no último final de semana, de 3 a 5 de maio, a fim de terem um momento de integração de carismas e de aprendizado humano. As Aspirantes e Postulantes das Irmãs dos Pobres de Santa Catarina de Sena também estiveram presentes nessa parada formativa.

                Na sexta feira, 3, o encontro foi aberto com o jantar seguido de uma oração pensada pelas formandas das Irmãs de São José da Concórdia, além da divisão de grupos e entrosamento organizados pela Ordem dos Frades Menores.

No sábado, Irmã Amparo iniciou o conteúdo sobre autoestima e autoconhecimento, ratificando a importância de escutar os gritos da criança interior para compreender pensamentos, reações e necessidades atuais. Além disso, os levou a recordar fatos passados e a entender como e com que intensidade eles interferem no presente. Para isso, Irmã Amparo utilizou de dinâmicas, músicas, questionamentos, momentos de reflexão pessoal a fim de que os jovens internalizassem o conteúdo assimilado, e passou ainda um filme acerca do tema proposto. À noite, o grupo se confraternizou fraternalmente com um momento de jogos.

O domingo contou com a possibilidade da Santa Missa, presidida por Frei Miguel e Frei Cristóvão, formadores da Ordem dos Frades Menores. Após o café, Irmã Amparo concluiu o conteúdo ressaltando a importância do autoconceito positivo de si próprio a fim de que se construa uma autoestima saudável que permita também e principalmente, a vivência coerente e fiel da própria vocação.

 


Informações
Responsive image
Vídeos
Facebook