Notícia
Data: 25/10/2018

GT de Ensino Religioso


Por: ANBEAS
Teresina - PI

A gratidão é a linguagem do coração.

Be. Savina Petrilli

 

Nos dias 25 e 26 do mês corrente a ANBEAS- Associação Norte Brasileira de Educação e Assistência Social - promoveu o GT de Ensino Religioso, visando a formação dos educadores que atuam nas escolas Savinianas, leigos e Irmãs.

Foi um momento rico de partilha, convivência e formação profissional em busca de uma melhor atuação dos mesmos nas realidades educativas em que se encontram, especificamente na área de conhecimento- Ensino Religioso.

No primeiro dia contamos com a valiosa colaboração de Roberta Guedes, assessora da ANEC de Brasília que apresentou o tema: “Educação e Transcendência – evangelização e educação a partir do carisma e da BNCC das escolas Savinianas”, no qual enfatizou importância de voltar às fontes do Carisma, aos documentos da Congregação, ao currículo das escolas savinianas e se deixar encharcar pela mística que permeia nossa prática educativa, tendo em vista: o que somos, o que queremos e onde queremos chegar no processo evangelizador.

Destacou que em primeiro lugar precisamos partir do Evangelho de Jesus Cristo, pois só assim poderemos refletir sobre a BNCC para não perdermos a essência e crescermos sempre mais no testemunho, o qual nada mais é senão a “materialização” do Evangelho encarnado na vida.

Na parte da tarde, contamos com a colaboração do consultor comercial da FTD, Teorgenes Brito que nos apresentou o Integra Confessionais - que é uma estrutura criada pela Rede Marista de Educação para dar suporte às Redes e Escolas Confessionais no que diz respeito à valorização do Carisma e da Missão destas instituições. Apresentou-nos os selos que compõem essa estrutura, tais como: Prepara, Orienta, Recursos e Gestão e o que cada selo proporciona para as instituições parceiras, enfatizando o slogan do Integra Confessionais: “Nossa missão é apoiar a sua!”

Em seguida, a consultora educacional para o Piauí Fernanda Catapreta e a consultora comercial Jacira apresentaram-nos o sistema de Ensino Trilhas que será adotado por algumas escolas savinianas.

No segundo dia, socializamos o trabalho proposto no GT anterior -  a construção de uma matriz curricular de Ensino Religioso para a Rede Savinana, do 1º ao 9º ano.

Contamos com a mediação de Ir. Elane, Ir. Regiane e Ir. Karla e a participação dos representantes das escolas savinianas presentes, inclusive pertencentes à Província Nossa Senhora da Divina providência (ASBEAS). Concluímos com sucesso o nosso intento, graças às iluminações do Espírito Santo e do empenho da equipe de Ensino Religioso. Na parte da tarde elaboramos o Projeto 4 S – Sou Saviniano, Sou Solidário – que será aplicado em toda a Rede Saviniana.

Agradecemos a oportunidade de formação e socialização de conhecimentos, aprendizagens e espiritualidade proporcionada a nós pela ANBEAS, na pessoa de sua diretora-presidente Ir. Maria do Amparo Mesquita Machado.

 


Informações
Responsive image
Vídeos
Facebook