ANBEAS
A Associação Norte Brasileira de Educação e Assistência Social – ANBEAS- pertence à Congregação das Irmãs dos Pobres de Santa Catarina de Sena...
Leia Mais
No dia 29 de abril, celebra-se o Dia de Santa Catarina de Sena, sendo que a Congregação das Irmãs dos Pobres de Santa Catarina de Sena possue um trabalho voltado à pessoa idosa, por meio de um Centro de Convivência que leva o nome da Santa. O Centro do Idoso intensifica suas atividades neste período realizando a Semana de Santa Catarina de Sena, onde nesse ano, trabalhou-se o tema: “O idoso missionário: eu vim para servir”.
Com o objetivo de promover a convivência e o protagonismo da pessoa idosa, a temática desenvolvida contou com a implantação de um Grupo de Visitação para atuar junto aos idosos, que por motivos de doença ou outras situações, estão ausentes das atividades do Centro.
Para o desenvolvimento da proposta, os idosos confeccionaram “kits” a serem entregues durante o momento da visitação e tiveram uma preparação especial, por meio da palestra “A Arte da Visitação”, proferida pelo Pe. João Paulo, Diretor Espiritual da Capela de Nossa Senhora das Graças do Hospital Getúlio Vargas.
O momento mais importante das comemorações aconteceu com Missa, na Capela Memorare, na manhã do dia 29 (quarta-feira), contando com a participação dos idosos, dos alunos do 9º ano da Escola Irmã Maria Catarina Levrini e com ex-alunos savinianos, o que tornou esse momento especial, por atingir diferentes gerações com o propósito único de celebrar as obras deixadas por Santa Catarina de Sena. A manhã finalizou com um Café da Manhã, repleto de momentos de espiritualidades e encenações artísticas.
Durante a Semana também aconteceram dinâmicas de grupo, a prática de forma integrada de exercícios físicos e apresentação cultural das adolescentes atendidas pela Casa Savina Petrilli. “Além de estimular a convivência e o fortalecimento de vínculos entre os idosos, ações como estas fortalecem a vivência de uma vida inspirada nos ensinamentos de Santa Catarina de Sena”, fala Auricélia Barros, educadora do Centro.